sexta-feira, 30 de março de 2012

O Garoto e a borboleta

0 comentários

Acredito que a maioria de vocês conhece aquela antiga fábula do garoto e a borboleta.  Para quem não conhece se trata da história de um garoto que se depara com o casulo de uma lagarta no exato momento em que ela já pronta pra para sair, se debate desesperadamente para quebrar o casulo. Ele com pena quebra o casulo na melhor das intenções, para que ela se liberte. No entanto logo após alçar vôo, a jovem borboleta voa alguns metros e logo cai no chão e morre. O motivo, é que o processo de quebrar o casulo também faz parte da sua evolução, pois é onde ela ganha força em suas asas para voar.
Então hoje deixo essa reflexão com vocês.  Ás vezes nossos irmãos na terra se sentem abandonados, pensam que os deixamos e fazemo-nos de “surdos” aos vossos apelos. Não procuram refletir sobre a provação que estão passando para extrair a melhor solução, não absorvem a experiência e o aprendizado para evoluírem-se moral e espiritualmente.
O livre arbítrio lhes foi dado pelo Criador, e não é direito nosso e nem de ninguém interferir nisso. Saibam que sempre estaremos ao vosso lado pra orientar, ajudar e mostrar maneiras de ‘quebrar’ seus casulos, mas de forma alguma quebrá-los por vocês. É necessário que vocês o façam para que fortaleçam suas asas e voem.


Axé a todos

 

Por um Espírito Amigo
30/03/2012
Spiritualist

quinta-feira, 29 de março de 2012

Mensagem de um Preto Velho [5]

0 comentários
E que fique claro, que os guias que lhe atendem, protegem, orientam não o fazem com o intuito de angariar pagamentos, presentes e nem devoções. Não nos vangloriamos das vitórias que alcanças com a nossa ajuda e seu merecimento, não esperamos por um "Muito Obrigada!". 
Esperamos sim,  que você confie na providência do Pai, que cresça, alcance seus obejtivos mais divinos e puros na evolução do bem, do amor e da caridade, caminhando sempre para o progresso. 
Venho com estas palavras chamar atenção daqueles que só enxergam o valor dos amigos, da religião, dos Guias e de Deus, quando estão passando pelos momentos mais pesados e difíceis. Provas que muitas vezes nem seriam necessárias, mas que de muito bom grado atraem para sí em buscas egoístas de satisfazer vaidades passageiras ou alimentando 'monstros' que poderiam ser evitados. E então, quando as coisas aparentemente começam a entrar nos 'eixos', simplesmente se esquecem daqueles que lhe estenderam a mão, esquecem dos conselhos, das palavras amigas e dos avisos quanto aos perigos da estrada. 

"Entendam meus fio', que nêgo véio não vai se recusar a atender ninguém, nem vai se amargura porque fio' não se lembra dele ou não reconhece as coisas que foram passadas. Nêgo quer mostrar, que o problema não somos nós, mas quando fio' resolve não se lembrar mais das palavra, cedo ou tarde o fio' volta, com as mesmas lamuriação de antes. Nosso trabalho irá continuar, e Nêgo vai lhe ajudar quantas vezes preciso for. Mas não é por essas banda daqui, que dizem aquele ditado muito do sabido ?!"

" Errar é humano! Mas porque permacer no erro ?! "
Axé a todos 


Por um Preto Velho.
 29/03/2012
Spiritualist

quarta-feira, 28 de março de 2012

Mensagem às Mulheres

0 comentários
Como muitos tem ciência, uma das minhas grandes paixões são os livros, "perco-me no espaço" durante minhas leituras, permito-me viajar ao encontro daquelas mensagens e monto suas imagens em minha mente. Muitos livros tem o poder de fazer-me tomar (ou não) alguma atitude a respeito de minha vida. Aprendo muito com eles.

Enquanto lia um dos meus livros preferidos, encontrei uma mensagem, que gostaria muito de dividir com todos. Ela fala a respeito do aborto, um assunto que jamais deixará de ser atualíssimo.



1ª Mensagem:


"Deus, ao criar a mulher, abençoou o seu ventre, para que se tornasse um precioso casulo de Amor. Logo, quando esses pequeninos seres chegarem, da forma que vierem,  estejamos sempre de braços abertos para estreitá-los em nossos corações, porque todos são pequenos Anjos: "ANJOS DO AMOR" !"


2ª Mensagem:

"Embora promulguem-se leis legitimando o aborto nos casos de estupro, apelo às  futuras mães, deixem que venham à luz esses anjos da dor. Não por acaso estão ali, ligados ao seu destino. No futuro, com certeza, serão os seus anjos tutelares, os anjos do amor imorredouro..."

 - Elisa

Queridos irmãos, na realidade, gostaria de dedicar essa mensagem, não apenas às mulheres, como aos seres humanos em um todo. Afinal, os homens, apesar de não passarem por essa situação, sempre serão pais, filhos e/ou maridos de mulheres, que por sua vez, poderão passar por situações como essas.
No entanto, mesmo que por desespero, raiva, ou até mesmo nojo, acabam aconselhando, incentivando, forçando essas mulheres a praticar o aborto... Não seja um deles, não penses de maneira tão baixa e desprezível. Aprenda a amar essa alma inocente que chega, ajude-a a subir todos os degraus de sua evolução, permita-a redimir-se de seus erros e de a ela a chance de poder acertar nessa nova tentativa.

A violência não nos leva a lugar algum, o único que tem o poder de nos transformar em pessoas melhores e honradas é o AMOR !

Por isso, ame... Ame ao teu próximo, como a ti mesmo, como Ele nos ensinou.

Abraços fraternos.

Mell de Oyá

terça-feira, 27 de março de 2012

Trabalhar ou não na Quaresma?

0 comentários
Permanecendo no assunto "Quaresma", cujo, o tema seja causador de grandes debates, resolvi publicar um texto de Pai Ronaldo Linares.


Devem os Templos de Umbanda Trabalhar
no Período da Quaresma?
Por Pai Ronaldo Linares


A Umbanda e o Candomblé tem tudo a ver com o período colonial brasileiro, ou seja, com a época que, para a vergonha de todos nós, o poder branco europeu instituiu a escravidão dos negros para a salvação de suas almas.
Dizia-se que era a forma de fazer com que os negros e suas crenças nos Orixás africanos, se tornassem bons cristãos para salvarem suas almas.

Com esse pensamento hipócrita e, depois de fracassarem nas tentativas de se escravizar os índios brasileiros, a Igreja Católica Apostólica Romana, atendendo às solicitações do Bispo espanhol Dom Bartolomeu de Las Casas, conseguiu do Papa a autorização para que se importassem da África os negros escravos, alegando que a igreja de Cristo não permitia que se fizesse escravo um homem livre, mas, nada tinha a opor que se utilizasse (ou que se comprasse, como se fosse qualquer mercadoria), um homem que já era escravo.

Desta forma, contrariando o verdadeiro ensinamento de Cristo, a igreja importou milhões de negros nos quatro séculos que durou a escravidão. Depois, o Papa pediu perdão e ficou tudo por isso mesmo...

Ironias e hipocrisias à parte, as cortes européias, com o apoio dos padres, durante mais de quatrocentos anos tentaram impor aos negros, mestiços e mesmo aos brancos desafortunados, seus valores e sua religião mesmo que, invocando Nosso Senhor Jesus Cristo, mantinha a riqueza da nobreza européia, à custa da dor, do sofrimento e do sangue destes infelizes africanos.

Obrigados a se tornarem cristãos, os negros eram obrigados a renegar suas crenças, a tomarem nomes cristãos e a cumprir todo o ritual cristão para não serem punidos pelos senhores brancos.

Quatrocentos anos de escravidão tornaram o Brasil, um país de mestiços. Cinqüenta por cento, ou mais, de sua população é de origem africana. Por isso é que, mesmo mantendo por todo esse tempo sua verdadeira crença nos Orixás, foi preciso esconder suas práticas religiosas nos rituais cristãos. Nosso Calendário Litúrgico é cristão, então, São Jorge passou a ser Ogum; Nossa Senhora virou Iemanjá, Oxum e assim por diante, sempre ocultando dos brancos suas verdadeiras crenças, pois sabiam que, se um dia conseguissem se libertar, só seriam aceitos de volta em sua terra se mantivessem seu próprio idioma, suas crenças, seus hábitos e costumes.

Como parte dessa cultura religiosa IMPOSTA, ficou para nós o já elaborado Calendário Cristão e, como ponto alto desse mesmo calendário, está a prática medieval de se observarem os quarenta dias de resguardo da Quaresma que antecedem a Sexta-Feira Santa e a Páscoa.


COMO COMEÇOU?

A princípio a igreja se mantinha de luto por quarenta dias, começando na Quarta-Feira de Cinzas. Os altares e as capelas menores eram cobertos com panos roxos (Nanã?). Toda atividade artística alegre cessava e, os Terreiros que funcionavam escondidos, temendo represálias por serem descobertos, cessavam suas atividades.

Apesar disso e, considerando que, as atividades com os chamados Guias de Luz e com os Orixás estão paradas, valem-se disso os que trabalham nas sombras, os espíritos dos malignos, que aproveitam-se de estarem desprevenidos os homens bons para promoverem o mau.

A tradição de se fechar os Templos de Umbanda quando não havia liberdade de crença, não tem razão de ser no mundo atual. Muito ao contrário, é nessa época que NÃO DEVEMOS PARAR, é nessa época em que a “quimbanda maligna” trabalha à vontade, que o Templo deve estar preparado para que, com o auxílio das Entidades de Luz, denunciar qualquer trabalho negativo que tenha sido feito para atrapalhar seus Filhos de Fé ou freqüentadores.

Atualmente, interromper os trabalhos do Templo na Quaresma é descabido, é ingenuidade, é desconhecer que os inimigos trabalham nas trevas e que, se não temos o Preto-Velho, o Caboclo ou qualquer entidade que possam nos avisar do mau feito, estaremos desprotegidos, descobertos, ou seja, nas mãos dos inimigos.

É preciso, URGENTEMENTE, esclarecer que a Quaresma não é Afro, é hebraico-européia, e que já não é preciso se esconder de ninguém, pois nossa Constituição nos assegura o direito à liberdade de crença e os padres já não podem mais nos queimar nas fogueiras da inquisição.

Por isso, vamos abrir nossos Templos de Umbanda na Quaresma e cuidar com amor dos nossos Filhos de Fé.

 
Babalaô Ronaldo Antonio Linares

Fonte: CEU Esperança 

Umbanda e Quaresma.

0 comentários

   Dentre os vários compromissos que os verdadeiros Umbandistas devem ter para com a religião que abraçaram, estão os de esclarecerem, difundirem e enaltecerem os reais valores, bases e diretrizes de nossa Sagrada Umbanda. Desta forma, observações, avaliações e conceitos devem alcançar e modificar determinadas condutas que, embora habituais, têm como base preceitos estranhos a nossa religião.
    Neste contexto, reportemo-nos, sucintamente ao ato litúrgico católico nominado Quaresma. A Quaresma e o próprio nome revela, é um período de 40 dias que tem início após as festas ditas profanas (carnaval), culminando no domingo de páscoa. Tem como finalidade, segundo os católicos, preparar o indivíduo, mediante processos de conversão e penitência, para a expurgação de influências carnais e mundanas e a absorção de valores sagrados. Tal período litúrgico, afirmam alguns, se consolidou no final do século III, tendo sido citado no 1° Concílio (Assembléia) Ecumênico de Nicéia, no ano 325.
   Não obstante respeitarmos esta prática religiosa, própria dos católicos, devemos ter em mente que tal habitualidade pertence ao catolicismo, e não a Umbanda. E por quê então um número razoável de terreiros fecham suas portas, suspendendo as atividades espírito-caritativas durante este período?
       • 1° Influência dos tempos de Catolicismo:- muitas pessoas que hoje são dirigentes Umbandistas, no passado professavam a religião católica. Converteram-se à Umbanda, mas esqueceram-se de deixar na antiga religião preceitos próprios da mesma.
       • 2° Justificação para longas férias: - encontram no período católico da Quaresma o meio ideal de justificarem sua vontade particular de descanso, de deleites materiais, sem serem alvos de críticas por estarem suspendendo atividade de auxílio espiritual aos necessitados, uma vez que a maioria não sabe o que é quaresma.
      Os Umbandistas, consoante o que foi mencionado, devem ter consciência e convicção de que os terreiros são verdadeiros pronto-socorros espirituais e jamais poderão fechar suas portas a médiuns e assistentes. Ou será que a tristeza, a frustração, as demandas, as doenças, e outras situações negativas deixam de afligir as pessoas durante a quaresma?
      Sejamos sensatos. A Umbanda é religião cristã. É fato. Não significa, no entanto, que tenhamos de aplicar atos litúrgicos alienígenas à mesma.
       Se os católicos são de opinião que a melhor forma de expiar suas faltas é jejuar e fazer penitência, ficando na última semana dos 40 dias a chorar o sofrimento de Jesus, bom para eles.
       Nós umbandistas somos sabedores que o Meigo Nazareno não quer que soframos por Ele, mas sim que coloquemos em prática suas lições de amor, fé, caridade e fraternidade, virtudes que pregou quando encarnado, como alicerces seguros para a evolução da humanidade.
       Reverenciemos o Cristo da Galiléia com trabalhos espirituais, que não podem parar, pois que o socorro é sempre urgente. A Umbanda é a manifestação do espírito para a caridade. E caridade é Jesus em ação.
Saravá Umbanda !!!

Fonte: C.E. Caboclo Pery

sexta-feira, 16 de março de 2012

Chora Violino

0 comentários


O choro do violino,
Me transporta,
Me entristece seu lamento,
O som levado pelo vento,
Traduz o apelo cigano,
A tenda coberta pela lona surrada,
Carroções na estrada,
Próxima cidade,
Próxima parada,
Coloridos panos
Minha alma cigana viaja,
Se desliga do corpo,
Ganha altura, relaxa,
Cruza céus, campos mares,
Vai rumo ao infinito,
Visita santuários, altares,
Sempre a procura de ti.
 
 Autor: Jorge Gomes

Acampamento Cigano

0 comentários


A fogueira está acesa;
O tapete colorido é a mesa,
O pão e o vinho presentes,
Alimentando essa gente,
Doces, frutas, licores,
Roupas nas mais lindas cores,
Veste esse povo,
O velho e o novo,
Mestre e aprendiz,
“Andarilhos do Mundo”
“Livres vagabundos”,
“Donos de seu próprio nariz”,
Ouça a música,
Quanta alegria,
Mística, mágica e contagia,
A mãe cigana alimenta a sua “cria”,
Seu homem vê orgulhoso
Todos sorriem e dançam,
Toda noite é uma festança,
Comemorando a vida,
Linda visão colorida,
Baila mulher cigana,
Baila e mexe comigo,
Sou gadjão , sou amigo,
Me envolve me enfeitiça,
Me provoca me atiça,
Eu trago meu amuleto,
Para a minha segurança,
Eu quero entrar na dança,
Prá poder bailar contigo,
Não temas nenhum perigo,
Já que a sorte foi lançada,
Tu és a “Dama de Ouros”
Sou o seu “Rei de Espadas”,
És o meu maior tesouro.

Autor: Jorge Gomes

segunda-feira, 12 de março de 2012

Horóscopo Cigano

0 comentários


Punhal (21/03 a 20/04)
 
Signo Zodiacal: Áries
Metal regente: Ferro
Perfume: Lavanda
Dia da Sorte: Terça-feira
Pedra: Jaspe Verde
Cor: Vermelho

O Punhal é a imagem da luta e vontade de vencer. Representa honra, vitória e êxitos. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, símbolo de superação e pioneirismo. A pessoa sob esta influência é uma pessoa irrequieta, firme e dona de si mesma. Ousada, tem uma personalidade forte e odeia ser subestimada. Quando isso ocorre, torna-se agressiva. Ama demais, é fiel e adora sexo. Não é econômica, mas sabe controlar o dinheiro. Sai-se bem em esportes, artes marciais e cargos de chefia e liderança.

Cigano Protetor - Wladimir do Oriente



Coroa (21/04 a 20/05)

Signo Zodiacal: Touro
Metal regente: Cobre
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Pedras: Safira Azul e/ou Esmeralda
Cores: Verde claro e Rosa

Relaciona-se ao ouro e a nobreza. É símbolo de amor puro, força, poder e elegância, o que torna a pessoa desse elemento valorizada e importante. A pessoa sob esta influência luta pelo que quer, pois a estabilidade financeira lhe é fundamental. Nasceu para administrar e querer ser dona de seu próprio trabalho. É fiel no amor, sensível e não suporta que brinquem com seus sentimentos. Gosta das artes e tem grande criatividade para trabalhar nesse setor.

Cigano Protetor - Ramiro


Candeias (21/05 a 20/06)

Signo Zodiacal: Gêmeos
Metal regente: Níquel
Perfume: Floral
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Topázio e/ou Magnetita
Cores: Amarelo e Ocre

Representa as luzes e a verdade, portanto a sabedoria e a clareza de idéias. As candeias eram usadas para iluminar os acampamentos. Também simbolizam a esperteza e a vivacidade. A pessoa sob esta influência é comunicativa e tem uma inteligência brilhante, fazendo muitos amigos. Adora estudar e pesquisar, principalmente, o que se relaciona a ela mesma. É romântica e nunca desiste de uma conquista, mesmo que não se envolva por completo. Quando quer algo, consegue.

Cigano Protetor - Clarita.


Roda (21/06 a 21/07)

Signo Zodiacal: Câncer
Metal regente: Prata
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Segunda-feira
Pedra: Esmeralda
Cores: Branco e Prateado

Por representar o ir e vir e estar relacionada à Lua, pela sua forma arredondada, as pessoas regidas por esse signo tem urna forte ligação com as mulheres e gestantes em geral. A emoção é a palavra que traduz seu jeito. A Roda move sua vida na alegria e na tristeza. É dócil e tranqüila, mas, quando se irrita, sai de baixo. É um pouco insegura e tem uma certa tendência à nostalgia. Ama com intensidade e sente muito ciúme.

Cigano Protetor - Esmeralda

 

Estrela (22/07 a 22/08)

Signo Zodiacal: Câncer
Metal regente: Prata
Perfume: Rosa
Dia da Sorte: Segunda-feira
Pedra: Esmeralda
Cores: Branco e Prateado

A estrela cigana possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está a cima e o que está a baixo. Representa sucesso e evolução interior. A pessoa que nasce sob esta influência é otimista e alto astral, nasceu para brilhar. Curte a vida intensamente e tem um talento especial para atrair as pessoas. Vive rodeada de amigos, mas tem mania de querer que tudo seja como você deseja. Conseguirá ótimas oportunidades como atriz, dançarina, modelo, cantora, etc.

Cigano Protetor - Yordana dos Ventos.


Sino (23/08 a 22/09)

Signo Zodiacal: Virgem
Metal regente: Níquel
Perfume: Gardênia
Dia da Sorte: Quarta-feira
Pedras: Ágata e Turmalina
Cores: Azul marinho e Verde

Exatidão e perfeição. Nos séculos passados, era usado como relógio, e os ciganos o associaram à pontualidade, à disciplina e à firmeza. A pessoa sob esta influência é bastante organizada, ambiciosa, que supera sempre suas próprias expectativas. Acha que a vida é para ser aproveitada nos mínimos detalhes, porém, com consciência e sem exageros. Muito inteligente, analisa e critica tudo o que está ao seu redor. Sai-se bem trabalhando com administração.

Cigano Protetor – Letícia del Ouro.


Moeda (23/09 a 22/10)

Signo Zodiacal: Libra
Metal regente: Cobre
Perfume: Alfazema
Pedra: Diamante rosa
Dia da Sorte: Sexta-feira
Cores: Rosa e Azul

A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada à riqueza material e espiritual, que é representada pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual. A pessoa sob esta influência é sensível, charmosa, vive de amores e sentimentos. Tem que estar apaixonada sempre. As atenções se voltam para você facilmente. Tem talentos artísticos e decorativos. Adora ajudar às pessoas e vive para isso. Razão pela qual está sempre cercada de amigos e companheiros.

Cigano Protetor - Rugero Malvasquez.


Adaga (23/10 a 21/11)

Signo Zodiacal: Escorpião
Metal regente: Ferro
Perfume: Almíscar
Pedras: Opala e Topázio
Dia de Sorte: Terça-feira
Cores: Púrpura e Marrom

A adaga é entregue ao cigano quando ele sai da adolescência e ingressa na vida adulta. Por isso, é associada também à morte, ou seja, às mudanças necessárias que a vida nos oferece para crescermos. A pessoa sob esta influência tem um temperamento forte e enigmático, se torna irresistível e respeitada. Possui uma mente analítica, percebendo tudo o que está ao seu redor. Sempre procura se aprofundar no que está à sua volta, seja no amor ou no trabalho. Ama de maneira sensual e arrebatadora.

Cigano Protetor - Urdela


Machado (22/11 a 21/12)

Signo Zodiacal: Sagitário
Metal regente: Estanho
Perfume: Jasmim
Pedras: Safira e Turquesa
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Púrpura e Violeta

O machado é o destruidor de bloqueios e barreiras. Ele simboliza a liberdade, pois rompe com todas os obstáculos que a natureza impõem. A pessoa sob esta influência tem a liberdade como a palavra que mais gosta de falar e curtir. Aventureira, jamais permanece parada em um só lugar. É como o vento, que tudo toca, em tudo está, mas em nada fica. Otimista, até as dores para você são sinais de alegria. Apaixona-se e se desapaixona facilmente. Dá-se bem com trabalhos sem rotinas em que possa aprender sempre.

Cigano Protetor -  Zoraya de Louvraria.


Ferradura (22/12 a 20/01)

Signo Zodiacal: Capricórnio
Metal regente: Chumbo
Perfume: Cítrico
Pedras: Ônix e Quartzo
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Preto, Cinza e Verde-escuro

A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como um poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta o azar. A pessoa sob esta influência tem seu bom senso, às vezes se torna séria demais. Tem, então, que se soltar um pouco mais. Raramente, confia em alguém. Busca amores estáveis e concretos. Pretende casar e ter filhos. É completamente familiar, ama os poucos amigos e se dedica à profissão.

Cigano Protetor - Rochele da Bréscia.


Taça (21/01 a 19/02)

Signo Zodiacal: Aquário
Metal regente: Alumínio
Perfume: Canela
Pedra: Água marinha
Dia de Sorte: Sábado
Cores: Laranja e Marrom claro

União e receptividade, pois qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão. A pessoa sob esta influência sente uma grande preocupação com os assuntos à sua volta. Inteligente, humana, inquieta, tem vários amigos sinceros. Original, está sempre inovando. Vive atrás da felicidade. No amor, aprecia a sinceridade e a fidelidade.

Cigano Protetor – Cigana da Praia Yajuri.


Capelas (20/02 a 20/03)

Signo Zodiacal: Peixes
Metal regente: Platina
Perfume: Glicínia
Pedra: Ametista
Dia de Sorte: Quinta-feira
Cores: Violeta e Azul

Representa o grande Deus. É sinal de religiosidade e fé. É o local em que todos entram em contato com seu Deus interno e desperta a força e o amor. A pessoa sob esta influência é emotiva, sensível, leal, justa, espiritualizada e sonhadora, é o próprio amor encamado. Tem muita força espiritual e dons para a clarividência. Ama cegamente e, às vezes, se desilude. É romântica e carinhosa. Quanto ao trabalho, gosta de tudo o que se relaciona a ajudar ao próximo.

Cigano Protetor - Tiziano Vesquilaz e Zandra Vesquilaz.

sábado, 10 de março de 2012

Dos Suicidas IV

0 comentários
Cap. 1. A morada dos Suicidas (Cont.)

(...) Então, olhando á sua volta, percebe estar sendo seguido e observado por inúmeras criaturas estranhas, algumas cobertas de andrajos, outras seminuas, outras completamente nuas. São homens e mulheres, jovens e velhos. Aquela pequena multidão começa a lhe falar, todos ao mesmo tempo, reconhecendo nele um recém-chegado, devido aos seus trajes, agora somente calça de brim e botas, ainda estarem em bom estado.

Um rapaz aproxima-se dele e começa a falar. Tem a cabeça tombada sobre o ombro direito. Explica que teve o pescoço quebrado devido ao enforcamento, forma com que pusera fim á sua vida. (...)

Outro grita desesperado  com  a dor insuportável que sente. Tem o corpo todo coberto por queimaduras. Derramou gasolina sobre si e ateou fogo. A partir daí, não conseguiu ter um instante sequer de alívio. Continuava ali se vendo ainda rodeado pelo fogo que ateara em si, e sentido aquele cheiro horrível de sua carne sendo consumida pelas chamas.

Aquelas narrativas o enlouquecem. Seu desespero, que já era intenso, passou a ficar insuportável.

Em seguida, aproxima-se um homem todo mutilado, caindo aos pedaços. E o mais curioso é que os pedaços, mesmo caídos ao seu redor, acompanham-no aonde quer que ele vá. Aquela cena tétrica é aterradora e deplorável. Certo dia, desolado e cansado de tudo, resolveu matar-se. Embebedou-se e foi até a estrada de ferro e se jogou em frente de um trem que passava, ficando completamente despedaçado. 
E agora, ali está ele, totalmente desfigurado, continuando a sentir dor atroz e tendo que arrastar consigo os seus pedaços que, segundo explica, por incrível que pareça, apesar de separados de seu corpo, doem muito também.

Então lhe vem à lembrança de sua triste realidade: já não mais está no mundo dos vivos. Perdera totalmente sua identidade, seus parentes, seus amigos, seu grande amor, sua paz e os prazeres que a vida lhe oferecera um dia. Agora era tarde demais para voltar atrás, pensa. Seu caso já não tem solução. E o que está feito, não está por fazer. (...)


"No vale dos suicidas - Hevaristo Humberto de Araújo"