A Pomba Gira Rosa Negra faz parte das Falanges das Pombas Giras que trabalham com rosas, como a Dona Rosa Caveira, a Rosa Vermelha, Sete Rosas, Dama das Rosas, etc.
Entretanto, a aparição da Rosa Negra é rara, por isso, pouco conhecida.
Todas as Pombas Giras que trabalham com Rosas são ligadas à sexualidade e à sensualidade. A característica que distingue a Rosa Negra é o seu poder de extinguir ações negativas ligadas a questões afetivas, sensuais e sexuais.
Quem faz trabalhos de amarração ou vive do adultério são cobrados por essa dama, que tem como sua aliada a Pomba Gira Rosa da Noite.
O ponto de atuação desta pomba gira é vasto, ela atua em campos, bosques, florestas, pontos de encruzilhada e qualquer outro lugar onde uma rosa puder florescer.
Ela utiliza o nome Rosa por pertencer à falange das Pombas Giras que trabalham com Rosas. Já em relação ao ‘Negra’, há mais de uma versão.
Uma delas diz que negra faz menção à última encarnação dessa Pomba Gira, que era uma escrava de uma fazenda na Bahia e utilizou este nome em alusão à cor de sua pele.
Nesta história, Rosa Negra sofreu, durante muito tempo, abusos sexuais de seu senhor e feitores, por ser uma mulher muito bela. Para se vingar, ela utilizou magia negra contra seus agressores. Faleceu aos 28 anos de doenças venéreas, mas o seu falecimento só aliviou a dor da carne, e não da alma.
Hoje, arrependida de todos os males causados por suas magias e feitiços, adentrou à Falange de Dona Rosa Caveira, onde trabalha em prol de sua evolução espiritual e daqueles que a ela recorrem.
Não aceita oferendas, agindo somente sob o comando e permissão de Dona Rosa Caveira.
A outra versão afirma que o ‘Negra’ de seu nome faz referência ao vazio, o negro é quem tira a energia negativa, que destrói para construir, é a cor negra do fundo do solo e da terra, a cor que rege Omolu e Obaluaê.
O preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte, de luto e de terror. Do latim pressus, “apertado, denso, comprimido”, de premere, “apertar, espremer” expressava a noção de que se tratava de uma cor onde existiam muitos (ou todos os) pigmentos.
O preto transmite introspecção, favorece a auto-análise e Significa também dignidade. Uma cor com valor de uma certa sofisticação e luxo.
Preto é a cor do poder, da sobriedade, da hombridade. É a "não" cor, ausência de vibração, cor das pessoas que buscam proteção ou afastamento do seu arredor.
Seus filhos podem ficar protegidos em suas pétalas, a rosa é a flor de maior simbolismo na cultura ocidental.
A Rosa é uma flor consagrada a muitas deusas da mitologia.
A Rosa é, igualmente, consagrada a Isís que é retratada com uma coroa de rosas.
O miolo da Rosa, fechado, fez com que a flor significasse em muitas culturas o símbolo do segredo.
Na Alquimia representa o feminino e corresponde ao órgão sexual da mulher.
A cruz sendo símbolo masculino deu origem a palavra “Rosa-Cruz”, o primeiro símbolo da ordem Rosa-Cruz.
Na tradição Hindu, a deusa Lakshmi (deusa do amor), nasceu de uma Rosa. Simbolismo da beleza e da pureza, perfeição em todos os sentidos, na idade média a Rosa passou a ser símbolo da virgem Maria por significado de pureza.
As rosáceas das catedrais góticas foram dedicadas a Maria como emblema do feminino em oposição à cruz. Os rosários originais eram feitos com pétalas de rosa.
A rosa é puro amor, mas não deixa de ter seus espinhos, sua beleza não perdoa os imprudentes que logo que as tocam perfuram os dedos em seus espinhos.
Laroyê Pomba Gira Rosa Negra
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente conosco o que você achou da postagem