Sempre que a luta dos quilombos era pela dignidade da liberdade e igualdade contra o sistema europeu, que impunha a escravidão para milhares de africanos sequestrados, para trabalharem nas plantações de cana-de-açúcar.
Historicamente, se sabe que o Quilombo dos Palmares existiu entre 1630 a 1895 na serra da barriga, no atual Estado de Alagoas e possuiu milhares de africanos e negros nascidos do Brasil, que haviam sido escravizados em diversas fazendas.
Os palmarinos souberam tirar proveito da luta dos portugueses e holandeses, entre 1621 e 1654, pelo controle de terras brasileiras e aumentaram em muito sua organização criando uma sociedade à parte.
Após a expulsão e hegemonia dos portugueses das terras do extremo norte colonial partiu-se para a destruição do maior perigo a empresa açucareira, os quilombos.
Palmares por ter mais de 20 mil palmarinos e diversos povoados se tornou o principal alvo das forças militares dos bandeirantes portugueses e sua sede de sangue e desejo de matança.
O filme tem a preocupação de mostrar os três últimos "governos" de Palmares: Acotirene, Ganga Zumba e Zumbi.
O elenco atua de forma magnífica, pois consegue passar muita seriedade ao expor esse lado da história do Brasil. Passados mais de vinte anos este é uma obra essencial para a filmoteca dos militantes e entidades.
Divirtam-se, debatam, reflitam, atualizem-se, debatam de novo e vamos pra luta pela mudança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente conosco o que você achou da postagem